TEMPO DE ESPERAR | 28/11 a 04/12/2016

Tema: TEMPO DE ESPERAR

Salmo: 27(NTLH)
Leitura: Is 2,1-5

A geração de uma nova vida, especialmente a vida humana, é o acontecimento mais espetacular na face da terra. Quando se trata da vida humana este espetáculo se reveste de maior significado, pois esta geração de vida precede de uma identificação entre duas pessoas que se amam. A nova vida será fruto do amor e não somente um acontecimento biológico.

Desde o momento em que o casal atesta a gravidez, nasce automaticamente a expectativa de uma nova vida que cresce a cada dia terminando no dia em que a mãe recebe a criança chorando em seus braços. A mãe passa por um advento de nove meses até que seu filho venha, que nasça, que alegre a toda família e amigos. Encerra-se o tempo de espera para dar lugar à presença real de mais uma nova vida.

O tempo de espera é um tempo de preparação para se receber uma nova vida: como será? será menino ou menina? É tempo de “curtir” a certeza de que a nova vida está ali, sendo gestada, bastando esperar o tempo certo de sua manifestação, de sua chegada, de sua vinda. Tempo da mãe preparar as roupinhas, de receber até antecipadamente os presentes dos amigos, os cuidados que a mãe deve ter para bem cuidar e receber o fruto do amor vivido... Quando chega o dia, que alegria! Até a dor do parto se converte em lágrimas de felicidade e a expectativa, a espera, se acaba, deixa de existir pois o que se esperava chegou!

Estamos entrando no lindo tempo do advento, que significa espera, expectativa pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, da encarnação do Verbo de Deus. Advento é advento, não é o Natal ainda. Por vezes “atropelamos” este riquíssimo tempo que são quatro semanas que antecedem o Natal, não o aproveitando devidamente. Começamos os preparativos natalícios embalados já no clima de festas e deixamos de viver este espaço de tempo que é carregado de uma rica espiritualidade: A ESPIRITUALIDADE DA ESPERA, DA PREPARAÇÃO PARA A SUA VINDA.

Podemos falar de quatro adventos:

1) Advento pessoal, a conversão: “Eu sou a voz que clama no deserto, preparem o caminho do Senhor” (Jo 1,23). Ainda carregamos as marcas do pecado em nossas vidas, este tempo suscita em nós mudanças para que possamos esperar e receber bem nosso Senhor em nossos corações.

2) Advento litúrgico mesmo: Com a Igreja nos preparamos para celebrar o nascimento histórico de Jesus, esperamos o maior acontecimento já acontecido na humanidade: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A vinda anunciada pelos profetas está prestes a acontecer, a humanidade que ansiava por libertação viu resplandecer no céu uma grande luz, a luz da salvação.

3) Advento escatológico (final dos tempos): “Então vi um novo céu e uma nova terra..., Ele enxugará toda lágrima, não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram” (Ap 21,1-4). Neste dia estaremos todos juntos na Jerusalém celeste, na morada eterna com nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora, nossos entes queridos, contemplando a visão celestial.

4) Advento social: “Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritos descansarão juntos...” (Is 11,1-9). No advento trabalha-se muito o profeta Isaias, que profetiza sobre o reinado do Messias na terra, sendo o profeta da esperança. Mas enquanto este reinado não chega, nós aqui peregrinamos e com a força do Espírito Santo, com nosso trabalho e consciência de que podemos ser também agentes de transformação de nossa sociedade. Quem não quer e espera por uma sociedade mais justa e fraterna?

Assim, neste contexto mais amplo de advento, podemos aproveitar e vivenciar melhor este especial tempo litúrgico que nossa Igreja nos proporciona. Amém!

Perguntas:
1) Como esperar com alegria cristã as coisas normais da vida?
2) Como posso viver o advento em minha vida?

4º Passo= Evangelização

5º Passo= Entrega (Oração) | 10 minutos

5. Orar pelo padre Luis Fernando, para que tenha sabedoria, discernimento e revelação para o pastoreio da visão celular e da paróquia;

“O SENHOR DEUS ESTAVA COM JOSÉ.... ASSIM, JOSÉ GANHOU A SIMPATIA DE SEU DONO,
QUE O PÔS COMO SEU AJUDANTE PARTICULAR. POTIFAR DEU A JOSÉ A RESPONSABILIDADE DE
CUIDAR DA SUA CASA E TOMAR CONTA DE TUDO O QUE ERA SEU, DAÍ EM DIANTE POR CAUSA DE JOSÉ,
O SENHOR ABENÇOOU O LAR DO EGÍPCIO E TAMBÉM TUDO O QUE ELE TINHA EM CASA E NO CAMPO” (GN 39,4-5)

“E ESTER CONQUISTOU A SIMPATIA DELE. IMEDIATAMENTE, ELE COMEÇOU A
PROVIDENCIAR PARA ELA O TRATAMENTO DE BELEZA E COMIDA ESPECIAL...,
ELA CONQUISTOU A SIMPATIA DELE COMO NENHUMA OUTRA..., E A FEZ DELA RAINHA”

DEUS ABENÇOE SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, SUA SEMANA, SUA FAMÍLIA, SUA REDE E SUA CÉLULA.

Segunda-feira - 7h ( celebração)
Terça-feira - 7h e 19h30
Quarta-feira - 7h
Quinta-feira - 7h 12h15 e 19h30